Psicanálise Cristã, desenvolvida pelo Dr. Pedro Onari, é a associação de ensinamentos provenientes da psicanálise clássica, juntamente com a moderna neurociência e os ensinamentos de Jesus, para o acolhimento do sofrimento humano.
Freud, ao desenvolver a teoria psicanalítica, levou em consideração apenas a parte física, neurológica e psíquica do ser humano. Criou aquilo que ele denominou de Aparelho Psíquico. Um tradicional esquema palpável em forma de desenho, para que todos os psicanalistas pudessem compreender a influência das fantasias imaginárias, bem como os traumas na infância, na vida mental e emocional do indivíduo adulto. Assim, ele estudou a origem psíquica dos sintomas neuróticos e psicóticos, e conseguiu transformar a vida psíquica não palpável em esquemas divididos em sistemas “palpáveis”: Sistema percepção consciência, pré-consciente e inconsciente / Id, Ego e Superego.
Porém, todas as teorias psicanalíticas, com os esquemas não conseguiram explicar e tratar o ser humano de maneira eficiente e eficaz. Apesar da descoberta de acesso à vida emocional inconsciente, os transtornos neuróticos, a ansiedade, a angústia, a depressão e as doenças emocionais vêm crescendo ao longo dos últimos anos, alcançando níveis epidêmicos no século XXI.
Neste sentido, o psicanalista Dr. Pedro Onari após longo estudo das teorias psicanalíticas e da neurociência, acrescentou os estudos dos fenômenos espirituais, a partir dos ensinamentos de Jesus. Estes estudos levaram à criação do Instituto Onari, um centro de estudos das projeções do inconsciente e do desenvolvimento da espiritualidade. Ao acrescentar um princípio de forma de amar baseado nos ensinamentos de Jesus, trouxe a compreensão dos fenômenos anímicos espirituais. Estas associações teóricas e prática terapêutica puderam levar as pessoas que se submeteram ao método da psicanálise cristã a desenvolverem um domínio próprio, a tão almejada paz interior e a expansão dos conhecimentos espirituais, para além da psicanálise clássica e das religiões.